Archive for receitas

Receita muito fácil: torta de batata doce com frango

torta-de-frango-com-batata-doce-muito-facil-receitareceita-rapida-frango-batata-doce

Aqui, essa receita é MUITOO fácil, muito. Apesar da longa explicação kkk. Mas vale a pena a leitura.

Bom, a primeira informação é que eu nunca gostei de batata doce. E de tanto pensar numa forma de preparar esse alimento de uma jeito que eu conseguisse achar o sabor agradável, inventei uma torta e testei 3 vezes, cada vez com ingredientes diferentes, e na terceira vez consegui fazer com que não ficasse com aquele gosto doce e marcante de batata doce, :O, pasmem.

Essa terceira versão é assim (pra esse tamanho de torta, num pirex grande):

 

-> Cozinhei 4 batatas grandes no vapor, já sem casca e em rodelas pra agilizar.

-> Coloquei uma colher de manteiga (pode ser azeite, etc) e coloquei alho e cebola, e fiz o purê.

-> No pure usei: as batatas amassadas, 3 ou 4 ovos (pra dar liga) e fui colocando leite pra conseguir mexer a massa (que fica dura pra depois de pronta não ficar quebrando) se não quiser usar leita, pode substituir por água.

Ai quando faço o purê, vou colocando ingredientes aleatórios do tipo: linhaça, quinoa, lentilha (que deixo de molho algumas horas antes), coloco curcuma, pimenta, paprica, etc menos sal. Não uso sal no purê. Coloco também no purê pedacinhos de azeitona com o caldo e uma colher ou duas de aveia em flocos.

Enquanto isso, já deixei o frango descansando no limão ou vinagre, enxaguo e depois frito com MUITA cebola, coloco pimenta e bem pouco sal, depois de bem bronzeado o frango, hahaha bato porções por porções no liquidificador, porque acho mais fácil do que desfiar. Mas uma dica é bater realmente em porções pequenas batendo e desligando, pro frango não virar farelo. Nessa receita usei 2 peitos inteiros.

Coloco também no frango linhaça e azeitona, quando da tempo coloco legumes cortados bem pequenos. Acho sinceramente que o que apaga o sabor da batata doce é não colocar sal no purê, usar muita cebola e colocar azeitona.

-> Pronto, agora montando a torta:

Muita gente diz que essa massa quebra se não fizer essas receitas num formato de empadinha ou cozinha, mas como não tenho tempo pra isso, criei a versão de torta em pirex pra ver no que dava, e pra evitar rachar, eu pressiono muito quanto to montando. Uma dica pra não grudar na mão ou na colher, é molhar as mãos, principalmente quando for enrolar cozinha, usando essa receita sabe, evita o uso de óleo ou manteiga pra não grudar na mão.

 

-> Divido a massa em duas partes, uma uso pra forrar a forma, pressionando e pronto. Em seguida espalho o frango desfiado por cima também pressionando, e no final outra camada de purê espalhando com uma colher grande e pressionando pro frango entrar no purê e evitar ficar quebrando quando for cortar em pedaços. Colocar quadradinhos de tomate por cima antes de assar deixa a torta mais charmosa.

-> Assei até ficar douradinha por cima, acho que uns 30, 40 minutos.

 

Depois que tá quase fria, corto em pedaços e congelo, vou tirando todos os dias de manhã pra ir descongelando aos poucos.

 

-passo-a-passo-torta-batata-doce

Um beijo especial pra Spoleto que me deu esse prato fofíssimo da coleção Minha Cozinha Italiana.

 

Receita de ‘danoninho light’, fácil fácil

receita-facil-sobremesa-de-morango

Aqui vai! Receita de creme de morando facinho faaacinho.

Eu ví na net uma receita de ‘daninho light’, e fiz. E depois fiz denovo, só que com umas mudanças, como não colocar adoçante e deixar gelar mais, pra ficar ainda mais delícia *_*.

Vai precisar de creme de ricota light (é levemente salgado, eu sei, mas no final fica bom kkk) e suco em pó de morango (light né, porque a ideia da receita é ser menos calórica possível). Pronto, só esses dois ingredientes.

140528-dica-blog-monalisa-caetano-28789

Aí coloca o creme de ricota uns 15, 20 minutos no congelador pra ficar mais firme e gelado (dã), fiz assim porque acho melhor mais gelado.

140528-dica-blog-monalisa-caetano-28792

E depois vai colocando aos poucos o suco em pó, e mexendo, a sim, e experimentando também pra ver se não tá sem sabor e nem forte demais.

140528-dica-blog-monalisa-caetano-28799

140528-dica-blog-monalisa-caetano-28800

Quando estiver com uma consistência e textura de creme, e claro, com o pó de morango todo dissolvido. Tá na hora de devorar, kkkk.

140528-dica-blog-monalisa-caetano-28802

140528-dica-blog-monalisa-caetano-28805

Essa semana fiz renovo e com uma decor extra, calda de uva e raspa de limão : )

Ficou bom também!

Aqui:

dessert-receita-sobremesa-facil-morango

Receita de mousse de limão light

E quando bater a vontade de um doçinho… aqui vai uma receita maaaravis que a nutricionista Camila Oliveira compartilhou com a gente. Babem *_*.

receita-mousse-limao-light-blog-monalisa-caetano

‘Faça você': creme de amendoim

 

130730-amendoim-19456

Delíciaaa, que ficou esse creme de amendoim gente! Eu fotografei algumas etapas do processo, sem ter certeza se postava ou não, até filmei a parte pura emoção kkk, quando o amendoim vira creme. Aí pensei, bom, se funcionar e alguém quiser, eu posto, caso contrário, fico fazendo everydaaaaay *_* e pronto. Aí hoje de manhã postei essa foto aqui em cima, e várias pessoas pediram a receita : ) então quem bom que fotografei, mesmo do celular. Não liguem pra qualidade (em especial do vídeo) que tá tosca, mas enfim.

Eu estava querendo fazer um creme de amêndoas, aí procurando por aí, ví várias receitas, vídeos e tals, mas isso é um próximo assunto. Sobre o de amendoim, tem várias receitas, mas só me interessei bastante por uma que não usava nada além do amendoim e açúcar, dever se perguntar mas como né? Pois é, pensei o mesmo, mas acontece que o amendoim solta o próprio óleo que ajuda a formar a pasta. Demais. Inclusive tem uma fanpage que é Dieta sem Sofrer, onde ví essa dica de usar apenas o amendoim, mas lá a Bárbara usou com adoçante. Aliás ela posta cada receita de dar água na boca, tem um macarrão lá que se eu fizer vou comer tudOO em um segundo. *_*

Booooom, preparem-se para as fotos: \O/

passo-a-passo-creme-pasta-de-amendoim-blog-monalisa-caetano

 

Confiram o vídeo que fiz no momento máaagico, quando o amendoim vira creme kkkk.

Ahh sim, usei um saquinho inteiro de amendoim e rendeu um potinho pequeno “de manteiga” e meio. Então, congelei um e o outro já tá ‘indo embora’ ; P.

‘Faça você': bolo integral de banana

receita-bolo-integral-de-banana-blog-monalisa-caetano-

Atendendo a pedidos, aqui está a receita do bolo de banana que posto “há anos” kkkk, no instagram, fanpage e afins, e vocês sempre pedem o passo a passo, mas sempre não fotografo o processo, hehe. É que esse bolo é tão fácil de fazer, que faço enquanto tô fazendo o café da manhã ou jantar, sempre com pressa, mas incluindo ele entre um intervalo e outro. : P E finalmente fotografei (com o celular, sorry) e aqui está.

Essas duas primeiras fotos foram as últimas que postei no instagram. : D

Eu vivo testando e alterando os ingredientes, a primeira foto está com menos fermento e mais banana, fica ótimo também, mais baixinho! A segunda e exatamente como está a receita abaixo.

-bolo-de-banana-receita-blog-monalisa-caetano

Eu já fazia bolo de banana mais ou menos assim há um tempo e sempre amei, além de bolo (outras receitinhas com banana – que além, claro, de ser saudável, é ótimo porque tem uma consistência tipo creme, adequada pra um monte de coisas), mas um dia ví uma receita no instagram @foconasaude e tive a ideia de alterar algumas quantidades e ingredientes pra testar, mas como a medida estava em gramas, pesei cada ingrediente e calculei tudo por colheres se sopa, pra facilitar o passo a passo <3. Mas ainda fico parecido com o que eu fazia antes.

Só que nesse eu adicionei a farinha branca, etc. Mas na verdade da pra fazer apenas com farinha integral também (por isso tô chamando de ‘Bolo integral’), como eu fazia antes, ficava mais parecido com o da segunda foto (aquela onde falo sobre o fermento em menor quantidade). Bom confiram os ingredientes alterados e o passo a passo. : )

Ingredientes:

4 e 1/2 colheres de sopa de farinha branca

5 colheres de sopa de farinha integral

5 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

1 ovo

5 e 1/2 colheres de açúcar demerara

2 e 1/2 de açúcar mascavo

3 bananas picadas e 1 e 1/2 para o purê

200 ml de leite desnatado

1 colher de chá de óleo

1 colher de chá de canela em pó

receita-bolo-integral-de-banana-blog-monalisa-caetano--

Dependendo do forno, fica pronto com menos ou mais de 25 minutos, outra dica é quando estiver próximo desse tempo, colocar um garfo e se ele sair limpinho, é porque está pronto, mas se ele sair com um pouquinho de massa, é porque tem que esperar mais e dentro de alguns minutos, repita o processo.

-receita-bolo-integral-de-banana-blog-monalisa-caetano-

 

E aqui, alguns ingredientes usados no bolo. Pra quem perguntou, o cacau em pó, comprei na Casa do Natural, não encontrei no Supermercado : S. R. Ó de Almeida, 385, (ao lado dos Correios a Pte Vargas). Thanks pelas indicações do facebook, Tarcisio Bino, etc, um beijo em cada! : D Os outros ingredientes comprei no Supermercado Lider.

ingredientes-bolo-de-banana-blog-monalisa-caetano

Depois quero ver fotooos no instagram heinnnn! Mil beijooos! : D

 

Delícia do dia.

Adoro fazer novos experimentos e esse deu muito certo. Parece simples (e é) hoho, a delícia do dia é doce de leite mineiro com torrada, mas claro, pode ser o doce de leite de sua preferência. Usei um que tem sabor de açúcar queimado com leite, nhamyy! Já podem imaginar como fica né?! Bem vindo à qualquer hora e funciona com suco, café, leite etc. Experimente e me conte. Deixe seu comentário clicando em ‘comments’ alí em cima. Beijos! : D

Receitinha simples: Pão com uvas

A delícia de hoje é um recheio com geléia e frutas! : D Simples, escolha uma geléia de sua preferência e corte frutas em pedaços pequenos, fica ótimo com torradas ou com pão! Usei geléia de uva, mas a combinação de geléia de frutas vermelhas com morangos frescos em pedaços, também fica maravilhosa! Nhammii! :Experimente e me conte! : D Deixe seu comentário clicando alí em cima em ‘comments’! Beijos =*

‘Você no blog’- Cupcakes do amor

Que tal aprender uma receita de cupcakes ?!? Ingrid ensina como fazer essas fofuras deliciosas em poucos passos, nhamiii! Aaah, e para quem quiser encomendar os bolinhos para um chá com as amigas : D é só enviar um email: ingridbico@gmail.com. Confira a receita
* Ingredientes:
 
1) Massa
 
3 ovos
4 colheres (sopa) manteiga ou margarina
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de trigo
1 xícara de leite
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
 
2) Recheio
 
Nesse caso, como fiz brigadeiro, usei:
 
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de chocolate ou achocolatado em pó
 
 
3) Cobertura
 
Existem milhõõões de tipos de coberturas, tipo aquelas bem altas, com muitos confeitos e detalhes e etc etc… Eu prefiro as mais simples, como glacê ou fondant (que é tipo um açúcar com leite, fica branquinha e durinha). A de chantilly também é muito legal, mas não aguenta muito tempo fora da geladeira =/ Então optei pela mais simples e gostosa do mundo.
Nesses cupcakes eu fiz uma mega fácil, de brigadeiro branco.
 
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
 
4) Para assar
 
Forma de alumínio especial para cupcakes
Forminhas de papel para cupcakes
 
* Modo de fazer
 
1) Massa
 
Separe as gemas e as claras em duas vasilhas. Com a batedeira em velocidade média, faça logo as claras em neve, e reserve. Na vasilha onde colocou as gemas, acrescente o açúcar e a manteiga/margarina, e bata (com a mesma batedeira) até virar um creminho amarelo claro, quaaaase bege. Depois, coloque o trigo e o leite, de forma alternada. Minha dica: coloque a primeira xícara de trigo, e misture com uma colher, depois, coloque a segunda xícara de trigo, e misture já com a batedeira. Em seguida, sem parar de bater, coloque o leite, e por fim, a última xícara de trigo.
Depois de tudo isso, com uma colher (preferencialmente, de plástico), coloque as claras em neve na massa. Antes de começar a misturar, acrescente a essência de baunilha e o fermento, e só então, DELICADAMENTE, pegue a colher e comece a misturar as claras com a massa.
 
A massa tá pronta.
 
Já pode ligar o forno, pra deixar esquentando enquanto enchemos as forminhas.
 
2) Enchendo as forminhas
 
Bom, essa parte é mais chatinha, porque as vezes pinga fora da forminha, ou então a gente erra na hora de distribuir a massa igualmente entre elas e tal… Mas com calma tudo dá certo. Normalmente, as receitas tradicionais e famosas recomendam que a gente encha 3/4 da forminha de papel com a massa. Eu acho muito, porque depois que a massa cresce, acaba esparramando um bocado pra fora da forminha e fica feio, além do que acaba desperdiçando muito… Então, eu acredito que a medida certa é um pouquiiinho a mais da metade. Tipo assim: encha a forminha até a metade, depois meça mais meia colher de sopa da massa, e coloque. Pronto. Aí eles crescem certinho no tamanho das forminhas.
 
3) Leve ao forno médio, uns 230º, por 20 minutos OU até que o teste do palitinho de dente funcione (quando sai tudo limpinho).
 
4) Recheio
 
Essa massa é muito legal porque permite vários tipos de recheios… Brigadeiro, doce de leite, geleia, paçoca, beijinho, doce de castanha de caju, nozes, creme de frutas cristalizadas, goiabada, docinho de queijo, creme de limão, maracujá, abacaxi, e etc etc etc… A que sempre funciona não importa o que aconteça: brigadeiro. Aí cada um pode fazer do seu jeito, mas tradicionalmente, basta levar uma lata de leite condensado ao fogo, juntamente com a margarina e o chocolate, e mexer até dar o ponto que você quer.
Dica: pra todo mundo, o ponto do brigadeiro é quando ele comeeeeça a desgrudar do fundo da panela… Isso é verdade, mas quanto mais rápido o brigadeiro estiver desgrudando do fundo da panela, mais durinho ele vai ficar depois de frio. E é preferível que ele fique bem molinho, porque facilita na hora de rechear os bolinhos.
 
5) Cobertura
 
Essa cobertura de brigadeiro branco é super fácil. É só levar o leite condensado com a margarina ao fogo, e ficar mexendo atééé dar o ponto o/ É a mesma coisa do brigadeiro tradicional, desgrudou do fundo da panela, tá pronto!
 
6) Colocando o recheio
 
Bom, tem um aplicador de recheio que é super prático, e facilita muito a vida. Parece aquele que usam pra rechear churros, naqueles carrinhos… Mas não tem em Belém. DESTE MODO, pra rechear vamos fazer assim: com uma faca fina, faça um pequeno corte circular no meio do bolinho. Com a ponta da faca, retire o pedaço cortado, como se fosse uma tampa. Aí, com uma oooutra faquinha, ou uma colher de chá, você pega o brigadeiro e coloca nesse buraquinho. Depois é só colocar a “tampinha” de volta.
 
7) Coberturando…
 
Não tem muito segredo: coloque uma colher de chá do brigadeiro branco em cima do cupcake já recheado. Depois é só espalhar com uma faquinha de fio liso (aquelas que são meio arredondadas), até ficar do jeito que você quer.
 
8) Confeitos
 
Tem 30 milhões de confeitos no mundo, mas é legal inventar decorações também. Esses corações-zinhos aí, por exemplo, eu mesma fiz, com papel cartão vermelho, tesoura, cola e palitos de dente. Claro que não dá pra comer, mas depois vc pode tirar os palitinhos e usar os corações pra enfeitar um cartão, um porta retrato, uma colagem, um quadrinho, não sei, aí vai da criatividade de cada um.