Archive for 26/01/2017

Receita muito fácil: torta de batata doce com frango

torta-de-frango-com-batata-doce-muito-facil-receitareceita-rapida-frango-batata-doce

Aqui, essa receita é MUITOO fácil, muito. Apesar da longa explicação kkk. Mas vale a pena a leitura.

Bom, a primeira informação é que eu nunca gostei de batata doce. E de tanto pensar numa forma de preparar esse alimento de uma jeito que eu conseguisse achar o sabor agradável, inventei uma torta e testei 3 vezes, cada vez com ingredientes diferentes, e na terceira vez consegui fazer com que não ficasse com aquele gosto doce e marcante de batata doce, :O, pasmem.

Essa terceira versão é assim (pra esse tamanho de torta, num pirex grande):

 

-> Cozinhei 4 batatas grandes no vapor, já sem casca e em rodelas pra agilizar.

-> Coloquei uma colher de manteiga (pode ser azeite, etc) e coloquei alho e cebola, e fiz o purê.

-> No pure usei: as batatas amassadas, 3 ou 4 ovos (pra dar liga) e fui colocando leite pra conseguir mexer a massa (que fica dura pra depois de pronta não ficar quebrando) se não quiser usar leita, pode substituir por água.

Ai quando faço o purê, vou colocando ingredientes aleatórios do tipo: linhaça, quinoa, lentilha (que deixo de molho algumas horas antes), coloco curcuma, pimenta, paprica, etc menos sal. Não uso sal no purê. Coloco também no purê pedacinhos de azeitona com o caldo e uma colher ou duas de aveia em flocos.

Enquanto isso, já deixei o frango descansando no limão ou vinagre, enxaguo e depois frito com MUITA cebola, coloco pimenta e bem pouco sal, depois de bem bronzeado o frango, hahaha bato porções por porções no liquidificador, porque acho mais fácil do que desfiar. Mas uma dica é bater realmente em porções pequenas batendo e desligando, pro frango não virar farelo. Nessa receita usei 2 peitos inteiros.

Coloco também no frango linhaça e azeitona, quando da tempo coloco legumes cortados bem pequenos. Acho sinceramente que o que apaga o sabor da batata doce é não colocar sal no purê, usar muita cebola e colocar azeitona.

-> Pronto, agora montando a torta:

Muita gente diz que essa massa quebra se não fizer essas receitas num formato de empadinha ou cozinha, mas como não tenho tempo pra isso, criei a versão de torta em pirex pra ver no que dava, e pra evitar rachar, eu pressiono muito quanto to montando. Uma dica pra não grudar na mão ou na colher, é molhar as mãos, principalmente quando for enrolar cozinha, usando essa receita sabe, evita o uso de óleo ou manteiga pra não grudar na mão.

 

-> Divido a massa em duas partes, uma uso pra forrar a forma, pressionando e pronto. Em seguida espalho o frango desfiado por cima também pressionando, e no final outra camada de purê espalhando com uma colher grande e pressionando pro frango entrar no purê e evitar ficar quebrando quando for cortar em pedaços. Colocar quadradinhos de tomate por cima antes de assar deixa a torta mais charmosa.

-> Assei até ficar douradinha por cima, acho que uns 30, 40 minutos.

 

Depois que tá quase fria, corto em pedaços e congelo, vou tirando todos os dias de manhã pra ir descongelando aos poucos.

 

-passo-a-passo-torta-batata-doce

Um beijo especial pra Spoleto que me deu esse prato fofíssimo da coleção Minha Cozinha Italiana.